domingo, 21 de novembro de 2010

Se cuide e acabe com o Câncer de Mama

O tumor que mais mata mulheres no Brasil, com mais de 11 mil óbitos por ano, acaba de ganhar novas recomendações do Inca, o Instituto Nacional do Câncer.

Agora a indicação é de que todas as mulheres façam a mamografia pelo menos de 2 em 2 anos a partir dos 50 anos, ao contrário do que a Sociedade Brasileira de Mastologia indica, que é a partir dos 40 anos.

Além desta orientação, a questão da terapia hormonal, indicada para tratamento na pós-menopausa e que comprovadamente aumenta o risco da doença, também foi colocada como fator fundamental na luta contra o câncer de mama.

Eu, que além da vivência no consultório atuo diretamente com cirurgias reparadoras, como as causadas pela doença no Hospital Mário Kroeff, sou a favor das novas regras: “Tudo o que venha a incrementar a prevenção da doença deve ser levado em conta. O que não pode é continuar com este crescente de óbitos que o país vem enfrentando, já que um dos fatores do crescimento da doença que deve ser destacado ainda é o envelhecimento da população nos dias de hoje”.

Para terminar, as novas diretrizes ainda falam da relação obesidade e consumo de álcool e dos benefícios da prática de atividades físicas e da amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário