segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lipoaspiracao e trombose venosa profunda. Principal causa de óbito.

    Apesar de raros os casos de complicações em lipoaspiracao, a trombose venosa e o mais comum. Esta enfermidade consiste da presença de um coagulo na perna devido a má circulação do sangue. A causa principal e o fato de o paciente ficar acamado se recuperando da cirurgia e da anestesia por um período de tempo prolongado. 
    Este coagulo na perna provoca inchaço do membro e dor. O perigo seria o desprendimento deste coagulo e a migração para o pulmão ocasionando embolia pulmonar, que pode levar a óbito. 
    A prevenção desta enfermidade pode ser química com drogas anticoagulantes, mas o principal seria a deambulação precoce, ou seja, ficar o mínimo de tempo possível sem andar. 
    Uma cirurgia de grande porte obriga que o paciente fique muito tempo de cama devido a impossibilidade de andar logo após a cirurgia. A anestesia geral ou peridural e raquidiana obriga que o paciente fique no mínimo 6 horas sem andar após o termino do procedimento, mas normalmente o paciente só deambula após 12 horas. 
    A melhor solução seria a anestesia local. Na lipoaspiracao com anestesia local normalmente o paciente caminha imediatamente após o procedimento. Não e necessário repouso na cama do hospital. 
   Procedimentos com anestesia local são mais seguros em relação a trombose venosa proporcionando um risco cirúrgico consideravelmente menor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário